terça-feira, outubro 29, 2013

Pedal "Contra o Tempo e o Vento II" - de Vacaria (RS) a Veranópolis (RS)



Depois de um bom café da manhã, saí de Vacaria às nove, com o tempo nublado, mas com promessas de sol por trás de nuvens altas. Antes da partida, umas fotos da catedral na praça.


Na BR 116 parei num posto de gasolina para calibrar os pneus, onde alguém perguntou para onde eu ia.
-Veranópolis.
-Tu é corajoso!
Pensei em porque seria? São só oitenta quilômetros.
    
 

Uma montanha russa colorida, o sol se abrindo, flores, faixas amarelas, um "power gel" com taurina para reforçar nos parcos vinte km de BR, até entrar à direita no trevo que leva, pela RS 122, à Ipê e Antônio Prado.


O carro de apoio me alcança com algum líquido energético e mais água. E o vento contra esparramando as nuvens. Mais 23 km de um vento diametralmente oposto. Era preciso pedalar nas descidas para manter os fracos 15 km/h. Tirei o jaqueta para reduzir a resistência do ar. Nessa ocasião lamentei não ter vindo com roupas apropriadas de ciclista, rentes à pele.
Depois do almoço e descanso na entrada de Antônio Prado, vislumbrei pela frente uma subida interminável logo após o Rio da Prata, no caminho para Veranópolis. Olhei o relógio e pensei... Parei num posto de gasolina enquanto o vento rugia.
-Onde consigo uma corda?
-Torta?
-Corda.
-Torta??
-Não, CORDA, para ser rebocado.
-Para ser enforcado? Brincadeira.
-Ser REMORIZADO.
-Memorizado?
-Esquece.
-Deu sorte temos bem ali ao lado!

 
  
Munido de um carro de apoio e de 6 m de corda me senti mais tranquilo naquele dia de pedal. À noite, eu e os demais passageiros do carro de apoio pretendíamos ir a um rodízio de fundi em Gramado. O tempo urgia.




 

Passando o rio amarrei uma ponta da corda no carro e a outra na bike, e subimos a 20-30 km/h, assistidos e ovacionados por grupos de crianças.


Uma sensação estranha essa de ser, remorizado. Lembrei dos tempos em que fazia trilhas de moto na serra do Iguariaçá. Tempos idos, superados por pedais desafiadores.


Crianças, não repitam essa preguiçosa experiência. O problema de ser rebocado são as descidas. Cuidado com elas. Subir é mais seguro que descer. Se forem descer amarrados, que desçam bastante devagar.


Nas proximidades da RS 324 fui desamarrado. Mais um pouco de pedal livre, recolhi bike para dentro do carro de apoio. Segui motorizado para Gramado, via Caxias do Sul.



Distância Total: 86 km
Distância "remorizada" a 25 km/h: 13 km
Vm: 18 km/h

Pedal "Contra o Tempo e o Vento I" - de São José dos Ausentes (RS) a Vacaria (RS)



Parti ao meio-dia em ponto do mesmo local onde uma vez havia seguido à direita numa bifurcação que leva a Turvo. Viemos de carro de Porto Alegre com certa dificuldade, por causa de engarrafamentos iniciais e quedas de barreiras próximo a Taquara. Tivemos de desviar por Nova Petrópolis, Gramado/Canela ate chegar naquele entroncamento ermo; segui pedalando acompanhado ao longe e à frente pelo carro de apoio.
Barro bem no início, uma breve descida; depois mais subidas quase até São José dos Ausentes.


O vento contra intenso, pensei em readaptar o pedal a favor do vento, com o raro recurso de um carro de apoio. Assim viria de Vacaria a São José dos Ausentes em rota invertida. Mas desisti quando cheguei ao asfalto nas imediações da cidade.
O vento contra virou redemoinho. Sem poder precisar a direção, se lateral ou frontal ou diagonal, ou se vinha de cima ou de baixo, segui adiante deixando São José dos Ausentes ao largo esquerdo.


O carro de apoio esperava em Bom Jesus, também deixei ao largo essa pequena cidade parada no tempo e no espaço, solicitando por telefone algo consistente para comer pois já eram quase três da tarde. Fui socorrido com um farolete, um X salada, Coca-Cola e algo mais com cerca de sessenta km pedalados.




Reabastecido e com o potencial iluminador do farolete, segui adiante mais alguns quilômetros. O vento contra retornou e o carro de apoio tinha ido para Vacaria em busca de hotel. Eu pretendia chegar de dia.


E o resto não é silêncio, como aquele livro de Érico Veríssimo, o resto foi contra o tempo e o vento,  algo como 45 quilômetros de vento tenebroso e chuva torrencial, imerso numa espécie de penumbra nebulosa, quase anoitecer.
  
Total Pedalado: 112 km
Vm: 15 km/h