segunda-feira, abril 27, 2009

Mato Fino (Cascatinha)



O meu fiel parceiro de pedal e eu nos encontramos em frente ao barra shopping sul por volta das 10:00 hs.

E dali ganhamos a Avenida Beira Rio com velocidade, num pedal rumo à Cachoeirinha-RS via Avenidas Sertório e Assis Brasil.



Atravessamos a zona metropolitana com poucas paradas, nas imediações do sítio do Beto paramos para almoçar. Era mais de meio dia, saboreamos uma costela assada num restaurante simples de beira de estrada. Depois de uma boa prosa continuamos o passeio.



Passamos pela localidade de Morungava e logo mais adiante entramos a esquerda, subimos uma elevação de onde se avistava a fábrica de automóveis GM entre outras coisas.



Logo mais um descidão e um campo. Pedal entre o gado leiteiro, campo lindo, mato fino, entravamos no nosso destino quando um vigilante com colete de guarda nos abordou: 15 reais.
-O que? Só queremos olhar... pode ser 5?
Assim foi.

O camping vazio, cavalos pastando. Lindas cascatas surreais. Um lugar de poder nos meses de baixio. Ficamos ali sentados olhando para o brilho da água nas pedras escuras e a alvura das espumas do rumor da queda d'água.



Meia hora naquela contemplação e com poucas palavras, montamos nas nossas bikes e encaramos um subidão para chegar ao asfalto.
Depois um pedal pachorrento até a RS 118 com uma parada para repor o potássio à base de coca-cola, na RS 118 parece que acordamos: a velocidade apareceu e o acostamento sumiu.
Verdadeiro chão batido de cascalho solto, e um movimento incessante de automóveis e caminhões. Pedal entre um casario de gente humilde por aquele asfalto em decomposição, até chegarmos em Sapucaia do Sul-RS onde pegamos carona com o trensurb de volta ao centro da capital gaúcha.

Total pedalado: 107 km