quarta-feira, fevereiro 25, 2004

Pedalando na Serra do Iguariaçá I

Pedalei 70 km na sundown leader por alguns trechos da Serra do Iguariaçá, partindo da localidade de Sanga da Areia, sub-distrito de Santiago-RS.
Entrei numa estrada de terra que passa pela localidade de Linha 8 e vai até a localidade de Passo da Cruz.
A estrada é praticamente deserta, com algumas plantações nas margens. Muito mato nativo, pássaros de várias espécies, riachos de água límpida.

Cheguei num entroncamento.

Nas proximidades de Passo da Cruz existe a localidade de Mato da Erva, onde eu costumava passar alguns fins de semana na chácara de meu tio. Hoje ele não mora mais por ali, o local está mais deserto do que antes. A porteira que levava à chácara ainda está lá.

Passa por perto o rio Rosário. É chamado Rosário por causa de seus inúmeros remansos intercalados por pequenas corredeiras, que lembram as contas de um rosário.

Do rio Rosário pedalei até o distrito de Vila Branca, o trecho teve mais subida que descida.

No distrito de Vila Branca parei num bar para tomar uma coca-cola e me reabastecer de água. Pedi informações sobre como chegar à cidade de Nova Esperança do Sul via localidade de Rincão dos Lencine. A resposta não me surpreendeu.

- É um pedregal. Tem muito motoqueiro que evita passar por ali.

Pedalei no pedregal. Em alguns momentos acreditei que iria estragar a suspensão da bicicleta.

Cheguei numa ponte alta. Um local deserto e em meio a muito mato nativo.



Continuei pedalando no pedregal. Furou o pneu. O furo era pequeno, deu para ir pedalando e enchendo, pedalando e enchendo até o entroncamento da estrada que leva à Nova Esperança. No caminho pedi água à beira da estrada. Haviam alguns pedreiros constuindo uma casa. A água que eles me deram, além de ser ótima era bastante gelada.
No entroncamento parei à sombra de uma árvore. Um pequeno cachorro se aproximou e ficou me observando. Troquei o câmara e segui viagem para Nova Esperança. A estrada melhorou.

Em Nova Esperança parei numa oficina de bicicletas, cujo dono ficou assombrado ao saber de onde eu vinha pedalando, achou que havia alguma coisa de especial, ou em mim ou na minha bicicleta. Além de ser mecânico ele fazia tachos de madeira para vender. Comprei uma câmara e voltei pedalando pelo asfalto até a BR 287.



terça-feira, fevereiro 03, 2004

Pedal até Balneário Pinhal-RS


Há tempos que eu vinha querendo testar minha bicicleta monark barra circular num pedal relativamente longo.

Parti no sábado das imediações do pedágio da RS 40 (Viamão - RS) em direção à praia de Magistério às 15:30 hs.

O acostamento a princípio era bom, e apesar de ter uma brisa em direção contrária, eu mantinha uns 25 km/h num giro rápido.

Depois de pedalar 20 km fiz uma parada para um suco de abacaxi. A coisa começou a complicar, o acostamento ficou carepento e cheio de buracos, a brisa se fez vento e a média caiu para uns 18 km/h. Em torno dos 55 km outra parada, outro suco de abacaxi.

A partir daí não tinha mais acostamento, era trilha, pedra, (os pneus slick), o trânsito era intenso e não queria sair do "acostamento" (se é que se pode chamar de acostamento), o vento virou ventania, a velocidade média caiu para menos de 16 km/h.

A bicicleta começou a desmontar-se. Saltava os parafusos, ficou toda frouxa, escapava a correia, achei que não ia chegar por problemas mecânicos. Eu não tinha disposição para parar e tentar sanar os problemas. Tocava em frente pois estava chegando. Decidi que chegaria à praia de Magistério nem que fosse pedalando os restos da bicicleta na forma de um monociclo, e segurando um guidom numa mão.

Por fim cheguei à lagoa da Cidreira, o sol ia se pondo, caí na água e saí dali quando começou a escurecer. Depois fui pedalando em ritmo de passeio aquela geringonça (roda totalmente desenquadrada - parecia uma full suspencion, subia e descia, tudo frouxo, correia escapando) até a praia de Magistério.

Conclusão: Até daria para fazer um Audax numa barra circular, mas com os parafusos bem apertados!

Distância 80 km

Tempo de pedal 4 hs 20 min

Vm 18 km/h

Tempo total 5hs 30 min