Entrei numa estrada de terra que passa pela localidade de Linha 8 e vai até a localidade de Passo da Cruz.
A estrada é praticamente deserta, com algumas plantações nas margens. Muito mato nativo, pássaros de várias espécies, riachos de água límpida.
Cheguei num entroncamento.
Nas proximidades de Passo da Cruz existe a localidade de Mato da Erva, onde eu costumava passar alguns fins de semana na chácara de meu tio. Hoje ele não mora mais por ali, o local está mais deserto do que antes. A porteira que levava à chácara ainda está lá.
Passa por perto o rio Rosário. É chamado Rosário por causa de seus inúmeros remansos intercalados por pequenas corredeiras, que lembram as contas de um rosário.
Do rio Rosário pedalei até o distrito de Vila Branca, o trecho teve mais subida que descida.
No distrito de Vila Branca parei num bar para tomar uma coca-cola e me reabastecer de água. Pedi informações sobre como chegar à cidade de Nova Esperança do Sul via localidade de Rincão dos Lencine. A resposta não me surpreendeu.
- É um pedregal. Tem muito motoqueiro que evita passar por ali.
Pedalei no pedregal. Em alguns momentos acreditei que iria estragar a suspensão da bicicleta.
Cheguei numa ponte alta. Um local deserto e em meio a muito mato nativo.
Continuei pedalando no pedregal. Furou o pneu. O furo era pequeno, deu para ir pedalando e enchendo, pedalando e enchendo até o entroncamento da estrada que leva à Nova Esperança. No caminho pedi água à beira da estrada. Haviam alguns pedreiros constuindo uma casa. A água que eles me deram, além de ser ótima era bastante gelada.
No entroncamento parei à sombra de uma árvore. Um pequeno cachorro se aproximou e ficou me observando. Troquei o câmara e segui viagem para Nova Esperança. A estrada melhorou.
Em Nova Esperança parei numa oficina de bicicletas, cujo dono ficou assombrado ao saber de onde eu vinha pedalando, achou que havia alguma coisa de especial, ou em mim ou na minha bicicleta. Além de ser mecânico ele fazia tachos de madeira para vender. Comprei uma câmara e voltei pedalando pelo asfalto até a BR 287.